O que é a Seicho-No-Ie?

“Seicho-No-Ie” (Lar do Progredir Infinito) não é simplesmente o nome da minha casa. Todos os lares que vivem em obediência ao princípio da manifestação da vida – Caminho do Evolver Infinito – são “Seicho-No-Ie”, porque esses lares progredirão continuamente.

Quando um membro de uma família torna-se leitor da revista Seicho-No-Ie, todos os demais membros da tornam-se “Seicho-No-Ie”, pois nesse lar passa a atuar a lei da evolução da Vida. Não fui eu que iniciei o caminho do viver da “Seicho-No-Ie”. Desde que a vida se manifeste no Universo, aí existe o caminho, existe a lei. Justamente esse é o caminho do viver da “Seicho-No-Ie”.

Trechos extraídos do Prefácio à Primeira Edição do livro Seimei No Jisso – Jisso da Vida vol. 1 – Masaharu Taniguchi

“O que é a Seicho-No-Ie?” – sobre esta questão, diversas pessoas me pedem para explicar de modo simples e objetivo, para que elas possam transmiti-la a outrem. Atendendo a tais pedidos, procurarei explica-la de diversos ângulos.

A Verdade pregada “pela Seicho-No-Ie” é a Verdade que vivifica todos os seres, a Verdade que Deus – o supremo amor – insuflou num homem e fez com que esse homem a escrevesse através de sua pena. Por isso, nada existe que não seja vivificado por essa Verdade. Pela leitura dessa Verdade, não só se curam as doenças, como também os lares se tornam “Seicho-No-Ie” (lar do progredir infinito) e o país se torna “Seicho-No-Kuni” (país do progredir infinito). Nisso consiste o mérito da “Seicho-No-Ie”.

Deus é Amor, é Verdade e não tem forma; mas, ao mesmo tempo, Ele é “pessoa” e tem poder para realizar qualquer coisa. Justamente por não ter forma é que Ele pode assumir variadas formas, manifestar-Se personificadamente e mostrar uma determinada imagem. E, neste momento de crise mundial, Deus Se manifestou como “Deus da Seicho-No-Ie” para iluminar a humanidade, revelando Sua imagem divina aos nossos leitores de diferentes localidades, como já foi noticiado várias vezes na revista mensal Seicho-No-Ie.

Foi esse “Deus da Seicho-No-Ie” quem iniciou o Movimento de Salvação da Humanidade, e passou a publicar através de mim a revista divina Seicho-No-Ie, a fim de propagar esse pensamento para iluminar a vida da humanidade.

Há numerosos depoimentos de pessoas que, com a leitura dessa revista, tiveram seus ódios e tormentos eliminados instantaneamente, e que “o homem é filho de Deus, isento de doença”, curaram-se repentinamente das doenças, as quais haviam criado com a sua própria mente, com base na ideia de que “a doença existe”.

Como vemos, a “Seicho-No-Ie” indica o caminho da Verdade, o caminho certo, inclusive às pessoas em dificuldade financeira: salva-as dos sofrimentos e faz com que elas renasçam como pessoas alegres e otimistas; faz as pessoas nervosas tornarem-se calmas. Isso acontece porque elas conscientizam o seu próprio “Jisso” da Vida. Conscientizar o “Jisso”, perfeito e harmonioso da nossa Vida, exatamente como Deus criou – isso é o grande despertar, a coisa mais importante.

O objetivo da “Seicho-No-Ie” é conduzir as pessoas a esse grande despertar. Está enganado quem considera a “Seicho-No-Ie” como uma “casa de saúde” que cura doenças.

O mais importante é o fato de que nós próprios somos a Verdade (filho de Deus). Quando conscientizamos isso, alcançamos o estado de plena liberdade no qual não precisamos ingerir a Verdade em lugar do alimento, pois, quando precisamos de alimentação, esta vem naturalmente a nós; quando precisamos de sabonete, este vem com naturalidade a nós; quando precisamos de saúde, esta vem naturalmente a nós; e outras vezes, quando deixamos de receber a coisa desejada, recebemos algo melhor e mais necessário do que aquilo que havíamos desejado. Todas as coisas necessárias vêm a nós, dirigidas pelos fios invisíveis da Providência Divina, pois todas as coisas e todos os seres do Universo estão ligados entre si, constituindo um único corpo harmonioso. Portanto, nossa liberdade não é aquela obtida pela força egoística do “eu individual”, mas sim a liberdade do “eu ligado ao todo”.

Trechos extraídos do capítulo 3 do livro Seimei No Jisso – Jisso da Vida vol. 1 – Masaharu Taniguchi